Tem início neste domingo (14) a programação da Semana Santa nas igrejas católicas de todo o país, com celebrações especiais e procissões que lembram desde a entrada de Jesus em Jerusalém, com a Missa de Ramos, aos últimos acontecimentos da vida de Cristo, além de sua ressurreição.
O Domingo de Ramos é uma festa móvel, que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.
Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.
Na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17), as igrejas realizam momentos penitenciais, como via-sacra, missas e atendimentos de confissões; a programação ocorre em vários horários, ao longo do dia. Na quinta-feira (18) será celebrada a Missa do Lava-pés.
O arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, celebrará a missa na Catedral. Após a missa, ocorrerá transladação do Santíssimo Sacramento para o Centro Paroquial e Vigília Eucarística até a meia-noite. Os fieis também podem passar a noite em vigília.
Já na sexta-feira acontece a celebração da Paixão do Senhor Jesus Cristo e no sábado Vigília Pascal. A programação da Semana Santa será encerrada no dia 21, Domingo de Páscoa, com a Missa da Ressurreição, que também acontece em todas as paróquias ao longo do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário