CAERN chega aos 51 anos com o seu futuro ainda indefinido
Criada no Governo do Monsenhor Walfredo Gurgel, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), completa, hoje, 51 anos com o seu futuro ainda indefinido.
O abastecimento d’ água de Natal (RN), no século XIX era feito em barrica no lombo de burro, e a cidade contava ainda com uma bica, nas imediações do Baldo e uma cacimba, no bairro da Ribeira.
Em 1882 o dinamarquês Felipe Leinhart organizou o primeiro sistema de distribuição que terminou admitindo mais um sócio, o comerciante Nicolau Bigois, e virou Empresa Água de Natal, que terminou sendo arrendada ao Governo do Estado em 1910.
PRESENÇA ESTATAL
O Estado montou então uma estrutura que foi alternando modelos de gestão, inclusive entregue ao Escritório Saturnino e Brito.
A estatização do serviço aconteceu em 1969, quando a criação de empresas estatais foi colocada em moda pelo governo militar. Foi quando foi criada a Caern, em 1929.
Mesmo havendo uma tendência para privatização do serviço, com financiamento do BNDES, a governadora Fátima Bezerra resiste a privatização, mas admite vender parre do capital da empresa que pode ficar com sua gestão.
RODA VIVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário