domingo, 30 de junho de 2019

Copa América já tem os semifinalistas
Foto: (Infoesporte)
O Peru foi a última seleção a garantir classificação para as semifinais da Copa América, ao bater o Uruguai nos pênaltis (5 a 4, após empate em 0 a 0 no tempo normal), neste sábado, na Arena Fonte Nova.


Brasil x Argentina

  • Data: terça-feira, 2 de julho
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG

Chile x Peru

  • Data: quarta-feira, 3 de julho
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Semifinais definida na  Copa do Mundo de Futebol Feminino
Rapinoe, França x Estados Unidos
França 1 x 2 Estados Unidos
A vitória norte-americana seguiu o roteiro de outras partidas, com gol logo aos cinco minutos, em cobrança de falta muito esperta de Rapinoe. A França não soube lidar com a desvantagem, errou jogadas demais e só foi pressionar no segundo tempo. Mas, num contra-ataque, Rapinoe ampliou a vantagem. Nem o gol de Renard no fim foi capaz de ameaçar os EUA.


Na próxima fase, os Estados Unidos vão enfrentar a Inglaterra, que derrotou a Noruega. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), em Lyon.

Miedema comemora o primeiro gol da Holanda no jogo
A Holanda foi superior em toda a partida, sempre com mais posse de bola do que a Itália neste sábado, em Valenciennes. Porém, no primeiro tempo, quem teve as melhores chances foram as italianas, que sempre que atacavam levavam perigo. Na etapa final, as coisas mudaram. 

A Azzurra não viu a cor da bola, e as holandesas contaram com a inspiração de sua camisa 8 nas bolas paradas. Spitse deu as duas assistências para os gols da Holanda em duas cobranças de falta. 

O primeiro saiu de uma bola levantada da esquerda, que Miedema aproveitou para abrir o placar de cabeça, aos 25 minutos. Aos 35, Spitse cobrou falta da direita, e Van Der Gragt foi no terceiro andar para fechar a conta: 2 a 0.

Com a vitória por 2 a 0 sobre a Itália, a Holanda chega pela primeira vez a uma semifinal de Copa do Mundo Feminina. O adversário da próxima fase será a Suécia, que venceu a Alemanha de virada.

Morre militar acusado de conspiração por regime de Nicolás Maduro 
Rafael Costa Arévalo, militar venezuelano morto dias depois de ser preso. Oposição ao chavismo afirma que ele sofreu tortura — Foto: @jguaido/Reprodução/Twitter
O autoproclamado presidente interino da VenezuelaJuan Guaidó, denunciou neste sábado (29) a morte do militar Rafael Acosta Arévalo, acusado pelo regime de Nicolás Maduro de planejar um "golpe" para tirar o chavismo do poder.

Guaidó também denunciou que Acosta Arévalo, que era capitão de corveta, sofreu tortura na prisão onde era mantido por homens a serviço de Maduro.


Após decreto de Bolsonaro, sistema S terá de detalhar suas contas
Resultado de imagem para fotos de paulo guedes
As empresas do chamado Sistema S deverão detalhar suas contas na internet, conforme as regras já aplicadas ao setor público, determinadas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A determinação está em  decreto do presidente Jair Bolsonaro, assinado também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

De acordo com o decreto (9.781/2019) publicado em maio, as novas regras entram em vigor em 90 dias, ou seja, em agosto, mas a data inicial das prestações de contas, e o período englobado, ainda não foram definidos. "Ato conjunto da CGU e Ministério da Economia disciplinará essa questão", informou a Controladoria-Geral da União.
TRUMP CRUZA A FRONTEIRA E SE TORNA O 1º PRESIDENTE DOS EUA A ENTRAR NA COREIA DO NORTE
Trump e Kim Jong-un se encontram na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul neste domingo (30) — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se encontraram neste domingo (30) na Zona Desmilitarizada entre as Coreias do Norte e do Sul. Após um simbólico aperto de mãos, Trump cruzou a fronteira e se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em solo norte-coreano.

O encontro marcou a terceira vez que os dois líderes se reúnem. Na última reunião, no Vietnãem fevereiro, Trump e Kim deixaram a cúpula um dia antes do previsto, sem resultados. A intenção era discutir relações bilaterais e convencer a Coreia do Norte a desistir de seu programa nuclear, mas as tratativas não foram adiante.

Neste domingo (30), quando os dois presidentes se cumprimentaram na fronteira entre os dois países, expressaram esperanças de paz, segundo a Reuters.
Globo FC marca nos acréscimos, empata com Imperatriz
globo_x_imperatriz
Globo FC e Imperatriz empataram por 1 a 1 neste sábado, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Os donos da casa perdiam o jogo até os 48 minutos, quando Jean Natal acertou chute de fora da área e igualou o placar. Manoel havia feito o gol maranhense no segundo tempo.
Com o resultado, o time potiguar se mantém fora da zona de rebaixamento, na oitava posição, agora com 10 pontos. O Imperatriz, que retornaria ao G-4 com a vitória, se manteve na sexta colocação, com 12 pontos.
O Globo volta a campo no próximo sábado, diante do Confiança, no Batistão, em Aracaju. O Imperatriz só joga na segunda-feira, dia 8 de julho, quando recebe o Náutico no Estádio Frei Epifânio.
BOLSONARO
Desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro deste ano, o novo governo editou uma média de 1,3 decreto por dia: foram 237 determinações em seis meses de gestão, contando atos assinados por Jair Bolsonaro e pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que assumiu a Presidência em diversos momentos em razão de viagens do presidente.
Jair Bolsonaro é o segundo presidente que mais editou decretos desde a promulgação da Constituição, em 1988. Ele fica atrás apenas de Fernando Collor, que assinou 351 determinações em seis meses. Depois deles, Lula foi o terceiro que mais assinou atos: em seu primeiro mandato, em 2003, o petista editou 208 decretos.
ABC empata com o Náutico na Série C
Náutico x ABC foi um jogo disputado
O 1 a 1 escrito no placar dos Aflitos não foi nada bom para o Náutico que, dentro de casa, foi surpreendido pelo ABC e não saiu da sétima colocação do Grupo A da Série C, com 12 pontos. Já para o time potiguar, menos mal. Mesmo sem deixar a lanterna, com seis pontos, pontuou pelo segundo confronto consecutivo. Em toda a competição, foi a segunda vez que somou alguma coisa fora dos seus domínios.

O ABC volta a jogar no próximo sábado, dia 6 de julho, contra o Treze, no estádio Frasqueirão, às 18h. Já o Náutico só entra em campo novamente, na segunda-feira, dia 8 de julho, contra o Imperatriz-MA. O jogo será no estádio Frei Epifânio, às 20h.

sábado, 29 de junho de 2019

URUGUAI X PERU ENCERAM AS QUARTAS DE FINAL HOJE

Oito anos – ou dois ciclos de Copa do Mundo – depois, Luis Suárez e Paolo Guerrero voltam a se encontrar numa Copa América. Se em 2011 encantaram o continente e decolaram de vez suas carreiras após o torneio, em 2019, já experientes, são os camisas 9 e líderes de Uruguai e Peru nas quartas de final.

O jogo que vai ser disputado neste sábado, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, reúne o artilheiro e o melhor jogador da Copa América de 2011, na Argentina. E, na semifinal daquela edição, Suárez e Guerrero fizeram duelo particular 

Argentina bate a Venezuela e pega o Brasil na semifinal da Copa América

Vai acontecer: teremos um Brasil x Argentina na semifinal da Copa América. E no Mineirão, o palco do famigerado 7 a 1. Os argentinos se classificaram com uma vitória por 2 a 0 sobre a Venezuela, na tarde desta sexta-feira, no Maracanã. 

Os gols foram marcados por Lautaro Martínez, no comecinho do jogo, e Giovanni Lo Celso, no segundo tempo, quando a Venezuela era melhor na partida. Sim, o time de Messi (que teve atuação discreta como meia) passou por alguns apuros e contou com uma falha do goleiro Fariñez para matar o jogo e garantir a classificação. 

sexta-feira, 28 de junho de 2019

VÂNYA MARQUES ,CIRCUITO MUSICAL E EDYR VAQUEIRO NO SÃO PEDRO DE CARNAUBAIS HOJE 
CHILE REENCONTRA COLÔMBIA TRÊS ANOS APÓS SEMIFINAL NOS ESTADOS UNIDOS 

Colômbia  e Chile se enfrentam nesta sexta-feira, às 20h, na Arena Corinthians, pelas quartas de final da Copa América. Na edição anterior, em 2016, as duas seleções se enfrentaram nas semifinais.

Agora com técnicos diferentes, as duas seleções foram para caminhos diferentes. Enquanto o Chile mantém a base campeã três anos atrás, a Colômbia tenta iniciar uma renovação no elenco.

Entre os 23 convocados, 12 atletas do Chile e nove jogadores da Colômbia estiveram presentes na competição disputada nos Estados Unidos. Na edição do Brasil, porém, os chilenos, com média de idade de 28,6 anos, têm repetido a base campeã continental, enquanto os colombianos, com média de idade de 26,7 anos, buscaram novas alternativas no time titular.



VENEZUELA X ARGENTINA DECIDE QUEM ENFRENTA O BRASIL NA SEMIFINAL
Messi comandou Argentina em goleada sobre a Venezuela nas quartas de final da Copa América de 2016 — Foto: Getty Images
As lembranças da Argentina nos confrontos mais recentes contra a Venezuela não são das melhores, uma vez que a alviceleste está há três partidas sem vencer a Vinotinto. Mas, ao menos para Messi, o time venezuelano pode ser sinônimo de felicidade.

Carregando a esperança argentina de ir às semifinais da Copa América, o camisa 10 encontrará no Maracanã, nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), a sua maior vítima com a camisa da seleção. No entanto, terá do outro lado um goleiro que ele jamais vazou: Fariñez, sensação do torneio.


BRASIL EMPATA COM O PARAGUAI E GARANTE VAGA NOS PÊNALTIS

O tempo ia passando. Passando. Passou dos 52 minutos do segundo tempo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. E aquele fantasma assombrava. Assim como em 2011 e em 2015, o Brasil não consegiu vencer o Paraguai no tempo normal por um confronto de quartas de final da Copa América. Mas, desta vez, saiu vencedor nos pênaltis. Após empatar por 0 a 0 - com um a mais no segundo tempo -, a seleção brasileira venceu a Albirroja nas cobranças de penalidades e voltou à semifinal do torneio depois de 12 anos. Agora, espera por Venezuela ou Argentina.

A seleção brasileira encerrou a partida com 25 finalizações e nove chances reais de gol, contra 10 finalizações dos paraguaios. Foi um massacre, especialmente na segunda etapa, depois que Balbuena foi expulso - com auxílio do VAR. Everton, Arthur, Coutinho, Firmino e Willian não superaram Gatito e a trave, e os pênaltis voltaram a cruzar o caminho de paraguaios e brasileiros nas quartas de final da Copa América. Nas cobranças, Alisson pegou cobrança de Gustavo Gómez, e Derlis González mandou para fora. Firmino errou do lado canarinho. No fim, Gabriel Jesus, que havia desperdiçado pênalti diante do Peru, converteu e garantiu a classificação brasileira.

Agora, o Brasil espera por Venezuela ou Argentina, que se enfrentam nesta sexta-feira, no Maracanã, pelas quartas de final. O duelo da semifinal será no Mineirão, na próxima terça-feira, às 21h30.
Congresso dos EUA aprova orçamento para conter crise na fronteira com o México 
Bandeiras americanas em um muro privado na fronteira entre Estados Unidos e México em Ciudad Juárez. — Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters
O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (27) um orçamento de US$ 4,6 bilhões para conter a crise migratória na fronteira com o México. A aprovação representa uma vitória para o governo do presidente Donald Trump, que comemorou a medida.

O dinheiro de emergência dará uma injeção financeira para as instalações ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México, em meio a uma crise crescente pelas condições de alojamento dos menores, algumas vezes sem sabonetes, pasta de dentes ou chuveiros, com pouca supervisão de adultos e comida insuficiente.
Sargento que levou cocaína em voo da FAB pode pegar 15 anos de prisão na Espanha
Um dos aviões da Embraer que transportam autoridades e ajudam em comitivas — Foto: AGÊNCIA FAB/SGT JOHNSON
Se for julgado na Espanha, e não no Brasil, o segundo sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues poderá ficar preso por 15 anos.
Sargento da Aeronáutica preso na Espanha por transportar 39 quilos de cocaína em avião da FAB — Foto: Rede social
Quem afirma é o advogado espanhol Jesus Santos, que já foi promotor público espanhol e hoje trabalha no escritório Baker McKenzie.

O sargento foi detido na terça-feira (25) no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por transportar 39 quilogramas de cocaína em sua bagagem. O avião da FAB faz parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro ao Comitê do G20 no Japão.
Bolsonaro se reúne com Macron e indica que Brasil em acordo climático
Encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron — Foto: TV Globo
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, se encontraram durante 20 minutos em Osaka, no Japão, durante o G20. No encontro, eles discutiram temas como União Europeia e Mercosul, meio ambiente, relações na fronteira Brasil-Guiana Francesa e aproximação na área de defesa. Bolsonaro convidou o francês para visitar a Amazônia.

Na conversa, Bolsonaro sinalizou a Macron que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris e disse esperar o apoio da França para o acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul. A posição do presidente brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics mais cedo.

Governo vai liberar para bancos mais de R$ 100 bilhões em compulsório, diz Guedes

Resultado de imagem para paulo guedes fotos
Segundo o ministro da Fazenda, medida vai ampliar oferta de crédito pelos bancos privados. Um dia antes, BC já havia anunciado redução da taxa do compulsório, de 33% para 31%. 

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo vai liberar para bancos privados mais de R$ 100 bilhões em depósitos compulsórios. O objetivo, de acordo com ele, é permitir que as instituições financeiras ampliem o crédito para pessoas e empresas. 

O compulsório é formado por uma parte do dinheiro depositado nos bancos pelos correntistas. Esses recursos são mantidos no Banco Central, ou seja, os bancos não podem utilizá-los para fazer empréstimos, por exemplo. Esse mecanismo visa a estabilidade financeira e ajuda no combate à inflação. 

"Ontem já houve uma liberação de R$ 20 bilhões de recolhimento compulsório para ampliar o crédito privado e vem aí mais de R$ 100 bilhões de liberação de compulsório ali na frente. Estamos encolhendo o crédito público e expandindo o privado", disse Guedes a jornalistas, após se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em Brasília.

Na quarta-feira (26), o Banco Central anunciou a redução da alíquota do compulsório sobre recursos a prazo, de 33% para 31%. A nova alíquota começa a vigorar em 1º de julho, e os efeitos financeiros, segundo o BC, devem começar a partir de 15 de julho. 

Segundo o BC, a mudança de alíquota vai liberar R$ 16,1 bilhões no sistema financeiro. 


Em nota divulgada nesta quarta, após a fala de Guedes, o Banco Central informou que "a redução estrutural dos compulsórios é uma das ações da Agenda BC#, parte do pilar de eficiência de mercado." 

Ainda de acordo com a nota, "o aprimoramento dos atuais instrumentos de assistência financeira de liquidez, também previsto na Agenda BC#, nos permitirão trabalhar com um nível de compulsórios mais baixo no futuro." 

"A ação ainda está em curso, sem definições de prazos ou montantes. O BC não antecipa decisões ou regulações", completou a nota. 

Governo Jair Bolsonaro tem aprovação de 32% e reprovação de 32%, diz pesquisa Ibope

Resultado de imagem para fotos de bolsonaro
Levantamento encomendado pela CNI foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. Na pesquisa anterior, aprovação era de 35%, e a reprovação, de 27%. Segundo 47%, o governo Bolsonaro é melhor do que de Michel Temer, e pior para 17%. 

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) mostra os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): 

Ótimo/bom: 32%; 
Regular: 32%; 
Ruim/péssimo: 32%; 
Não sabe/não respondeu: 3%. 
A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. 

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Em abril, o Ibope divulgou uma pesquisa também encomendada pela CNI sobre a aprovação do presidente. Os números de abril foram: Ótimo/bom: 35%; Regular: 31%; Ruim/péssimo: 27%; Não sabe/não respondeu: 7%. 

Comparação com governos anteriores 
De acordo com a pesquisa Ibope, Bolsonaro tem índice de ótimo/bom inferior ao registrado em início de governo pelos ex-presidentes Fernando Collor de Mello (45% em maio de 1990); Itamar Franco (34% em janeiro de 1993); Fernando Henrique Cardoso no 1º mandato (41% em março de 1995); Dilma Rousseff também no 1º mandato (56% em março de 2011); e Luiz Inácio Lula da Silva em seus dois mandatos (51% e março de 2003 e 49% em março de 2007). 

O percentual de Bolsonaro, contudo, supera o de FHC no 2º mandato (22% em março de 1999); o de Dilma Rousseff também no 2º mandato (12% em março de 2015); e o de Michel Temer (14% em setembro de 2016). 

Aprovação da maneira de governar 
Outro item da pesquisa é a aprovação da maneira de governar do presidente Jair Bolsonaro. O resultado foi: 

Aprova: 46% 
Desaprova: 48% 
Não sabe/Não respondeu: 5% 
Confiança no presidente 
A pesquisa divulgada nesta quinta também questionou os entrevistados se confiam no presidente. As respostas foram: 

Confia: 46% 
Não confia: 51% 
Não sabe/não respondeu: 3% 
Perspe

Controladoria vê indício de direcionamento de licitação em programa do governo Robinson Faria

Uma ação de controle implantada pela Controladoria Geral do Estado, em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social(Sethas), constatou uma série de irregularidades no Programa Transporte Cidadão, criado em 2016 e responsável pelo transporte intermunicipal gratuito de pessoas em estado de vulnerabilidade dentro da Região Metropolitana de Natal. O trabalho realizado se soma às auditorias realizadas no âmbito interno do Executivo Estadual desde o início desta gestão e que já economizaram em torno de R$ 154 milhões na receita líquida do Estado, com a revisão ou cancelamento de contratos.
O relatório final, apresentado na tarde de hoje (27) na Sethas, foi montado após três meses de análise documental dos processos licitatórios e contratos firmados, pesquisas, entrevistas com responsáveis e visitas in loco realizadas entre março e abril deste ano. Ausência de regulamentação legal do Programa e de documentos nos contratos e autorizações de empenho, indícios de direcionamento na licitação e de ilegalidade ao incluir a cidade de Macau no itinerário, falta de controle e fiscalização, além dos veículos sem acessibilidade ou licença para trafegar são algumas das irregularidades constatadas.
“A fonte de recursos para o Transporte Cidadão é receita própria oriunda de outros programas de Governo (o Restaurante Popular, com cobrança de 1 real, o Café Cidadão e Sopa Cidadã, por 0,50 centavos, cada). É dinheiro público, pago pelo contribuinte e até então mal empregado. Esta foi apenas mais uma ação de controle de gestão realizada pela Control, desta vez em parceria com a Sethas, para melhor eficiência e economia da máquina do Governo, mostrando a responsabilidade desta gestão com o patrimônio e o bem público”, comentou o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.
O Programa custa R$ 275.119,18 mensais ao Estado, sendo R$ 212.657,60 de transporte (à empresa Transporte Genipabu) e R$ 62.461,58 para monitoramento (à empresa Montecom Segurança). Segundo o contrato, são dez ônibus com capacidade para transportar 420 pessoas ao dia – passageiros com doenças crônicas, com demência e seus acompanhantes, desempregados, gestantes, idosos e beneficiários de programas de transferência de renda. No entanto, a Control constatou que menos de 10 pessoas, em média, utilizam o serviço ao dia e com apenas cinco ônibus disponíveis que não realizam o trajeto firmado em contrato.
Diante do quadro, a auditoria recomendou, entre outras ações, a imediata regulamentação do Programa à Lei Estadual nº 10.092/2016, o cadastramento contínuo dos usuários, proibição ou restrição ao transporte de usuários não cadastrados, mecanismos de controle diário das viagens e números de usuários transportados, cumprimento rigoroso das rotas, horários e pontos de saída e paradas, parcerias com municípios para ampliar os acessos e controles, além da reestruturação das equipes de execução (Sethas) e fiscalização (DER), no caso de continuidade do Programa.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININA
Brasil muito atrás? Veja números das classificadas às quartas de final da Copa e compare
As quartas de final da Copa do Mundo Feminina começam hoje quinta-feira sem o Brasil, que não conseguiu passar pela França nas oitavas. Será que as classificadas têm um desempenho muito superior ao da seleção brasileira no Mundial? Os números dos oito times que avançaram e também do Brasil. Os dados são do site oficial da competição. 

Algumas seleções têm estatísticas bem melhores do que as da equipe comandada pelo técnico Vadão, como as cinco que chegam com 100% de aproveitamento: França, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos. Já outras, apesar de terem chegado mais longe, não se mostram tão superiores, principalmente a Noruega, com um aproveitamento de 58,3%. A seleção brasileira tem “destaque” na parte disciplinar. O time líder no número de faltas cometidas e cartões amarelos.

Vale destacar que os seis times que foram líderes em suas chaves avançaram nas oitavas: os cinco com 100% de aproveitamento e a Itália. Por outro lado, as quatro equipes que foram as melhores terceiras colocas foram eliminadas: Brasil, Nigéria, China e Camarões.

Hoje Noruega x Inglaterra 16:00


ARRAIÁ DA ISABÉ HOJE NO ENTRONCAMENTO 
Começa hoje as quartas de final da Copa América 
Ao vivo Brasil x Paraguai Copa America
Brasil x Paraguai se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelas quartas de final da Copa América 2019

Em coletiva nesta quarta, em Porto Alegre, Tite afirmou que Fernandinho, reserva imediato do volante do Real Madrid, que está suspenso pelo segundo cartão amarelo, não recuperou seu auge físico em tempo do duelo decisivo. Fernandinho sofreu um entorse no joelho direito durante o empate sem gols com a Venezuela.

Fernandinho está fora do jogo. Quem joga é o Allan. Se nós vencermos, se nos classificarmos, possivelmente ele vai estar pronto para o próximo jogo. Fernandinho jogaria em suas condições normais e naturais. Não estava nas suas condições destacou o treinador.
STF veta viagem ao Caribe de Senador que cumpre prisão domiciliar
Acir Gurgacz cumpre pena de prisão em regime aberto por crimes contra o sistema financeiro — Foto: TV Globo/Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na noite desta quarta-feira (26) a autorização para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) viajar de férias para o Caribe avalizada pela Justiça do Distrito Federal.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro do ano passado por crimes contra o sistema financeiro, Gurgacz cumpre pena de 4 anos e 6 meses de prisão em regime aberto. Ele deixou o semiaberto em maio e agora fica livre em casa durante o dia e se recolhe à noite.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta quarta-feira que o Supremo suspendesse a autorização para Gurgacz passar as férias em um resort na ilha de Aruba.
GUEDES BUSCA REAPROXIMAÇÃO COM MAIA 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, busca um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para "desanuviar o ambiente" entre Executivo e Congresso às vésperas da votação do parecer da reforma da Previdência na comissão especial.

Guedes precisou desmentir que teria dito a Santana que o Congresso é uma "máquina de corruptos". A equipe econômica teme atrasos na previdência, e busca baixar a temperatura para evitar problemas na votação da reforma.

Do lado da Câmara, no entanto, Maia e parlamentares afirmam, nos bastidores, que Guedes cometeu "grosserias" com eles, e que agora o ministro tenta "contornar" a situação.