sexta-feira, 6 de julho de 2018

Presidenciáveis com menos de 2% de intenção de voto usam mais anúncios pagos

Nesta semana, Henrique Meirelles (MDB) impulsionou 19 postagens de sua página no Facebook
Na última quarta-feira (4), a página de Henrique Meirelles no Facebook patrocinava 14 postagens de vídeos quase idênticos com imagens de visitas do pré-candidato do MDB ao Planalto a 15 cidades. A diferença entre eles era apenas a ordem das cidades —uma estratégia para cativar diferentes públicos-alvo.
Durante a última semana, desde que a rede social passou a divulgar a lista dos posts pagos por cada página, o ex-ministro da Fazenda foi o presidenciável que mais impulsionou mensagens: 19 contabilizadas pela reportagem desde a segunda-feira (2).
A tática foi mais utilizada por pré-candidatos que, como Meirelles, têm 2% ou menos de intenções de voto na última pesquisa Datafolha: Manuela D’Ávila (PC do B), João Amoêdo (Novo), Rodrigo Maia (DEM), Flávio Rocha (PRB), Levy Fidelix (PRTB) e Paulo Rabello de Castro (PSC).
A exceção foi Marina Silva (Rede), que aparece com até 15% das intenções de voto. Na última semana ela pagou, em média, uma postagem por dia.
Ao patrocinar o post, o pré-candidato, assim como empresas, pode escolher que perfil quer atingir na rede: idade, gênero, localização, interesses. A postagem então ultrapassa a barreira dos seguidores da página para atingir quem o político vê como seu público-alvo para determinada mensagem. 
Isabel Fleck – Folha de São Paulo

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