sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Astronomia vive expectativa de receber amostras de asteroide
Foto: (JAXA)
Em 2010, a sonda japonesa Hayabusa fez história ao trazer para a Terra as primeiras amostras de material coletadas de um asteroide. Mas a missão de 7 anos e 4 bilhões de km percorridos foi cheia de percalços e sustos.

Os painéis solares se degradaram muito mais rapidamente do que o previsto, o que causou uma queda na produção de energia para os instrumentos. Várias partes mecânicas simplesmente emperraram e para complicar ainda mais, a explosão de um dos tanques de combustível fez a nave girar sem controle o que fez as comunicações com a Terra se interromperem por mais de 2 meses. 

Apesar de tudo isso, a cápsula com as amostras conseguiu voltar para Terra e foi recuperada. Posteriormente foi verificado que a sonda não tinha conseguido coletar a quantidade de material prevista, mas o pouco que chegou aqui vem sendo analisado com grande cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário