O Alecrim Futebol Clube foi fundado no dia 15 de agosto de 1915 por um grupo de rapazes no sítio Vila Maria, localizado no bairro Alecrim, na época considerado zona rural de Natal, Rio Grande do Norte. Celebrando 103 anos nesta quinta-feira (15), a ideia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem. Para marcar a data, uma missa será realizada na sede do clube, localizada no bairro do Alecrim em Natal, a partir das 19h30.
Por isso, o esmeraldino fundou e manteve uma escola noturna para essas crianças. Dessa forma, o clube também atendia ao apelo de uma campanha nacional patrocinada pelo Presidente da República do Brasil Venceslau Brás, que tinha como objetivo erradicar o analfabetismo no país.
Na época, jogadores e torcedores de outros times locais faziam parte da elite da cidade, enquanto o Verdão Maravilha era composto basicamente por negros e descendentes de índios moradores do bairro, o que os expunham a todo tipo de preconceito, que aliás, era muito comum no início do desenvolvimento do esporte bretão no país.
O Alecrim é o único clube da história do futebol brasileiro que teve um (futuro) presidente da república jogando em suas fileiras: João Café Filho, 18º presidente do Brasil (1954-1955). Café Filho foi goleiro titular da onzena “piriquita” em 1918 e 1919. A equipe potiguar teve a honra de contar com Garrincha por uma partida, no dia 4 de fevereiro de 1968, no estádio Juvenal Lamartine. O craque das “pernas tortas”, usou a camisa 7 do esmeraldino num amistoso contra o Sport de Recife, que venceu por 1 a 0, gol de Duda.
No Campeonato Potiguar, a equipe tem sete títulos: 1924, 1925, 1963, 1964, 1968, 1985 e 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário