terça-feira, 16 de junho de 2020

MARACANÃ COMPLETA 70 ANOS 

O Brasil foi candidato único à sede da primeira Copa do Mundo após a II Guerra Mundial. Seria necessária, portanto, a construção de um novo estádio no Rio de Janeiro para abrigar oito jogos do Mundial.


Após vários debates políticos sobre onde ele seria construído, em 2 de agosto de 1948 finalmente foi lançada a pedra fundamental daquele que seria o maior estádio de futebol do mundo.
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro — Foto: André Durão / GloboEsporte.com
Há 70 anos, no dia 16 de junho de 1950, o Estádio Municipal abriu suas portas. Foi um dia solene em que muitas autoridades compareceram para a inauguração do estádio. Somente no dia seguinte foi realizada a primeira partida de futebol. O amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo terminou com vitória dos paulistas por 3 a 1.

A capacidade oficial de 155.000 lugares fez o Maracanã superar o Estádio Queen Park (hoje chamado Hampden Park), de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. No entanto, novas regras e reformas fizeram sua capacidade cair ao longo dos anos.

O Estádio Jornalista Mario Filho tornou-se um ponto de encontro do futebol. Basta viajar no tempo e notar que as linhas que ligam seu passado a seu futuro são marcantes e denotam um privilégio para quem pode fazer parte delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário