Consumir muito açúcar aumenta risco de depressão só em homens
Homens que consomem muito açúcar adicionado em bebidas, bolos e alimentos confeitados correm um risco aumentado de depressão, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira.
Pesquisadores do University College de Londres (UCL) analisaram o açúcar na dieta e os problemas comuns de saúde mental em 5 mil homens e 2 mil mulheres recrutados para o estudo Whitehall II, na década de 1980. Eles encontraram, nos homens, uma forte associação entre consumir níveis mais altos de açúcar e depressão. Aqueles que tinham o maior consumo — mais de 67g por dia — apresentaram 23% mais risco de sofrer um transtorno mental comum após cinco anos do que aqueles que consumiram níveis mais baixos de açúcar — menos de 39,5g.
Os médicos investigaram se os homens poderiam estar comendo alimentos mais açucarados porque estavam deprimidos, mas descobriram que este não era o caso.
— As dietas com alto teor de açúcar têm uma série de influências sobre a nossa saúde, mas nosso estudo mostra que também pode haver uma ligação entre o açúcar e os distúrbios do humor, particularmente entre os homens. Existem inúmeros fatores que influenciam as chances de transtornos do humor, mas ter uma dieta rica em alimentos açucarados e bebidas pode ser a chave — afirma a autora principal, Anika Knüppel, do Instituto de Epidemiologia e Saúde da UCL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário