Coligação de Macri vence eleições legislativas na Argentina
O presidente Mauricio Macri se consolidou neste domingo, 22, como força política dominante na Argentina, após as eleições legislativas. No início da madrugada, com 97% das urnas apuradas, a coalizão Cambiemos, de Macri, tinha 42% dos votos, enquanto o kirchnerismo estava com 21,75% e o peronismo, com 14,8%.
Na disputa mais importante do país, a escolha das três vagas da Província de Buenos Aires no Senado – que concentra quase 40% do eleitorado do eleitorado nacional –, o candidato macrista, o ex-ministro de Educação Esteban Bullrich, tinha 41,3%. A ex-presidente Cristina Kirchner estava com 37,2% – o suficiente para ser eleita, mas abaixo do que precisava para poder reivindicar uma vitória.
Macri conseguiu ainda eleger parlamentares em províncias em que havia sido derrotado nas primárias, em agosto, como em Salta. O resultado é o melhor já alcançado pelo presidente – em 2015, ele foi eleito presidente com pouco mais de 50% dos votos, contra 48% do então candidato de Cristina, Daniel Scioli.
As informações são de Luciana Dyniewicz, Enviada Especial / Buenos Aires , O Estado de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário