quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Segunda Turma do STF desarquiva inquérito sobre propina a Aécio no caso Furnas

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) discursa na tribuna do Senado Foto: Roque de Sá/Agência Senado/16-05-2018
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF ) desarquivou nesta terça-feira um inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Em delação premiada, o senador cassado Delcídio Amaral acusou o tucano de receber propina referente a contratos de Furnas . Em troca, Aécio forneceria apoio político para a indicação e manutenção de ocupantes de cargos na empresa.
O relator, ministro Gilmar Mendes, arquivou o caso em junho, alegando falta de provas. Diante de um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a Segunda Turma, formada por cinco dos onze ministros da Corte, deu prazo de 60 dias para a Polícia Federal prosseguir com a investigação.
O julgamento começou em agosto, quando Gilmar e Dias Toffoli votaram pela manutenção do arquivamento. Gilmar aproveitou para atacar a atuação da gestão anterior da PGR, em especial a forma como eram negociadas as delações. Ele destacou que o inquérito de Aécio trata dos mesmos fatos de um processo anterior, de 2010, no qual o próprio Ministério Público tinha pedido o arquivamento. 
Carolina Brígido – O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário