Juiz bloqueia medida de Trump para limitar solicitações de asilo
Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou a recente medida ordenada pelo presidente Donald Trump para proibir as solicitações de asilo aos imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira com o México.
O magistrado do distrito de San Francisco, Jon Tiger, emitiu ontem uma ordem de restrição temporária da regulação do asilo que entrou em vigor imediatamente e que se estenderá pelo menos até o próximo dia 19 de dezembro, informou nesta terça-feira a imprensa americana.
Para essa data o juiz convocou uma audiência para decidir se emite uma ordem judicial mais duradoura, segundo explicou a emissora "CNN".
No último dia 9 de novembro, Trump mandou proibir pelo menos durante 90 dias as opções para solicitação de asilo na fronteira sul a quem entrasse no país de forma irregular.
Segundo a proclamação presidencial, a limitação poderia ampliar-se até a assinatura de um acordo com o México que permita aos EUA deportar diretamente ao seu vizinho do sul os imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente.
A ordem de Trump foi muito criticada por grupos de direitos humanos, que consideraram que violava as leis de imigração americanas.
A decisão do juiz Tiger é divulgada no momento em que milhares de centro-americanos, incluindo centenas de crianças, para escapar da violência nos seus países e que alguns já chegaram a cidade mexicana de Tijuana, na fronteira com o estado da Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário